quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A importância das amizades nas relações de trabalho

A empresa em que trabalhamos é um dos melhores campos para fazer e fortalecer as amizades - passamos mais tempo com nossos amigos de trabalho do que com a nossa própria família e isso ajuda a criar laços importantes que muitas vezes é para toda a vida.

Quando deixamos um emprego, além da experiência, a amizade é uma das boas recordações que acabamos levando. Fazer amigos é tão importante que a própria ciência estudando o tema chegou a conclusão de que a pessoa que possui amigos vive mais e sofre de menos doenças como depressão e cardiopatias.

Ter um amigo não significa ter tudo, mas com certeza é um ponto de apoio importante nos momentos em que precisamos de ajuda. A amizade pode ser o nosso passaporte para um novo emprego, por exemplo. Grande parte das contratações nas empresas são através de indicações, o famoso QI (Quem Indica). Logicamente que toda amizade deve ser desinteressada, mas quando se é amigo de verdade o benefício dela é uma consequência.

Procure fazer amigos por onde você passa, além de ser bom, fará de você uma pessoa querida e amada por todos, ninguém quer estar ao lado de pessoas desagradáveis. Faça das suas atitudes algo valoroso para outras pessoas que certamente você irá angariar novos e valorosos amigos.

Não escolher pessoas ou grupos específicos para serem seus amigos também é uma atitude bastante louvável porque demonstra que você é uma pessoa generosa e aceita à todos sem distinção - logicamente que às vezes há companhias que nem de longe merece aproximação, nesse caso são as más companhias, essas realmente merece distanciamento, mas não o nosso menosprezo. Desprezar e ignorar pessoas por qualquer motivo que seja, é ruim para quem o faz e principalmente para aqueles que sentiram na pele algum tipo de indiferença.

Apesar da vida agitada, não podemos nos esquecer dos amigos que plantamos pela vida. Reserve um pouco do seu tempo para regar as valiosas amizades que você conquistou e não deixe morrer aquilo que tão bem te fez nos momentos de necessidade.