quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Trabalho voluntário é positivo para seu currículo.

Pergunta enviada por: Dalila

Olá, tudo bem? Eu já me comuniquei com você sobre uma oportunidade de emprego de Técnica em Segurança do Trabalho em uma fazenda, lembra? Estou me preparando aos poucos. Vejo um pouco de noticiário, também estou estudando a NR referente ao mobiliário de uma fazenda e verificando toda a papelada legal e treinamentos que devem ser fornecidos.

Ainda tenho medo, mas conversando com minha mãe ela me disse que minha tia, que é enfermeira, arrumou um estágio voluntário para algumas colegas no hospital da minha cidade que foram contratadas posteriormente. Minha mãe me perguntou se eu não podia fazer isto para saber se realmente gosto da profissão.

Eu sei que é de grande responsabilidade mexer com tanta coisa, por isso estou tão preocupada - eu gosto de estudar e ver se as coisas estão realmente certas - tenho medo de deixar esta oportunidade passar. Como você acha que eu devo fazer nesta situação? Vou me informar com o coordenador do curso sobre este estágio voluntário - a princípio estou querendo fazer, mas tenho que ver primeiro o que pode ou não no estágio, e como fazer.

Resposta:
Cara amiga Dalila, sim, eu me lembro de você, mais uma vez obrigado por escrever. Diz um ditado chinês que há três coisas que não voltam para trás: "Uma palavra dita, uma flecha lançada e uma oportunidade perdida", certamente há outras, mas como o foco da pergunta é sobre oportunidades, resolvi citar esse ditado para simplificar. De fato, as oportunidades quando perdidas não costumam reaparecer tão facilmente, pode até ser que venham outras, mas nem sempre as mesmas. William Shakespeare também disse que não existe oportunidade perdida, pois sempre haverá alguém para aproveitá-las em nosso lugar, sendo assim, encaremos as boas oportunidades como uma forma real de mudar as nossas vidas.

O trabalho voluntário abre portas, além de ser uma ótima oportunidade de integração profissional e social, até porque, no voluntariado não há aquela pressão costumeira do trabalho formal, no entanto, isso não quer dizer que ao assumir um trabalho dessa natureza, o voluntário não deva ter comprometimento com a tarefa. Há regras e horários nos locais onde a pessoa se disponibilizou a trabalhar que devem ser cumpridas e mesmo que não exista a formalidade, há uma obrigação moral, pois muitos contam com essa ajuda.

Como eu disse na resposta anterior, a melhor forma de você saber se algo vai dar certo ou não, é experimentar – a pior coisa que existe é ficar com a sensação de que você poderia ter feito algo e não fez. Eu acho sim que você deve aproveitar essas oportunidades que estão aparecendo, muitas pessoas sequer recebem propostas de estágios e dariam qualquer coisa por uma única oportunidade.

Esse medo que você tem de assumir responsabilidades, é insegurança - se você não confrontar esse medo agora, isso poderá prejudicá-la profissionalmente no futuro. Se você tem medo de assumir grandes responsabilidades, comece com as pequenas e vá vencendo o seu medo aos poucos. O medo é conhecido na literatura como ladrão de sonhos, não permita que o medo roube ou destrua seus sonhos.

Esse trabalho voluntário é um excelente começo para que você mostre os valores e habilidades que possui. Inclusive, o trabalho voluntário é muito utilizado por empresas como fator positivo no momento da seleção dos candidatos. Ter agregado ao seu currículo trabalhos voluntários é extremamente positivo na sua vida profissional. Acredite em si mesma e vá em frente.

Para ajudá-la nessa questão eu te indico um texto que escrevi que se chama: Superando obstáculos. Caso você ainda não tenha lido, Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Um grande abraço pra você e mais uma vez boa sorte.

Valdeci Teófilo Ribeiro - Técnico em Segurança do Trabalho

Observação: A seriedade e a dedicação no trabalho voluntário são as mesmas que em qualquer tipo de trabalho, portanto, para aqueles que só pretendem se utilizar do trabalho voluntário para constar em currículo, é melhor nem fazê-lo, antes de tudo, devemos colocar amor em tudo que estivermos fazendo.

- Não consegue um emprego? Clique aqui e veja como.