segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Está com vontade de ter um cãozinho? Veja os prós e contras.

www.facebook.com/Ninapetshow
Minha esposa estava doida para comprar um animalzinho de estimação só não sabia qual a raça queria e eu, não que fosse contra, sempre estive muito reticente à ideia. Enrolei o quanto pude, para ser exato uns 4 meses, só para ver se ela desistia, mas fui vencido pelo cansaço porque antes mesmo da compra o nome já tinha sido escolhido, além do tema ser abordado de forma recorrente nas conversas da manhã, à tarde e também de noite.
 
Inicialmente nos encantamos por um Spitz Alemão Anão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, nossa vizinha tem uma fêmea dessa raça, muito linda por sinal. Dizem que são os cães que escolhem seus donos, se isso é ou não verdade eu não sei, só sei que acabamos por comprar uma filhote de Shih Tzu de 3 meses de idade nas cores chocolate e branca. Acho que foi uma excelente escolha, pois moramos em apartamento e descobrimos que os cães dessa raça não são de latir muito, o que é ótimo.

Nós fomos descobrindo aos poucos como cuidar da Nina, eu acho que, guardada as devidas proporções, é como ter uma criança em casa. Temos o cuidado com a alimentação, visitas ao veterinário, banho, atenção e por fim mudança de rotina. Nunca mais consegui dormir até tarde nos finais de semana. Todos os dias eu sou acordado religiosamente no mesmo horário com um focinho frio cutucando o meu braço.

Quando nós deixamos a nossa cachorrinha sozinha ficamos ansiosos para retornarmos, tudo para que ela não fique sem companhia durante muito tempo. Toda vez que chegamos em casa parece que é a primeira vez que ela está nos vendo, tamanha é a receptividade, acho que nesse momento penso que ela nos escolheu, me sinto aceito na vidinha dela.

Tivemos que ter alguns cuidados especiais com a chegada da Nina, dois deles por sinal merecem destaque, o primeiro eu aprendi que não pode deixar chinelos dando sopa é destruição na certa, o outro é que a nina adora comer papel higiênico, é só descuidar um pouquinho e lá se vai boa parte do rolo. Quando eu vi isso pela primeira vez fiquei imaginando como ela conseguia carregar o papel higiênico pela casa sem parti-lo? Eu consegui flagrar e filmar veja o vídeo abaixo.


Nós estamos muito felizes com a Nina, as vezes eu olho a sua carinha e vejo aqueles olhos grandes e amendoados, características da raça, e falo para ela que jamais, em momento algum ela será ferida em seus sentimentos, judiada ou ter a sua dignidade transgredida, sempre será amada e respeitada. Penso que ela até entende o que eu digo, pois recebo algumas lambidas em agradecimento.

Só há uma coisa que me aborrece na Nina, quando eu coloco ração no comedor e ela recusa. Não oferecemos uma ração qualquer, desde que ela veio morar conosco só compramos a premium e super premium, quando ela começou a não querer mais esse tipo de ração, trocamos pela opção vendida em mercado, também não foi suficiente, é chatinha pra comer. Por curiosidade fui buscar informações para saber o motivo da ração de petshop ser tão cara se comparadas com a de mercado, o motivo está nos ingredientes utilizados para fabricá-la que são melhores e também por oferecer melhor digestão. As rações premium e super premium, para simplificar, têm qualidade superior, o animal come menos para saciar a fome, o resultado são pelos mais bonitos e redução no volume de fezes, é mais ou menos por aí a explicação. Veja na foto abaixo como ela tem o pelo lindo:
www.facebook.com/Ninapetshow
Ao comprar um animalzinho de estimação, além da posse responsável, o futuro dono tem que verificar se a raça desejada é adequada para o ambiente em que o animal irá viver. O shih tzu, por exemplo, tem muito pelo que se não for tosado com frequência vai até o chão, isso pode ser um impedimento para muitos donos, mas não é o meu caso, apesar de nunca ter visto tanto pelo em casa, nem mesmo quando eu tinha cabelo.

Não vou desistir da nossa cachorrinha por mais que dê trabalho, ela viverá conosco o tempo que a vida lhe conceder e será muito bem cuidada, mas se me pedissem um conselho eu diria que refletisse antes de comprar um animal, seja ele de que raça for. Parece um paradoxo depois de tantas coisas legais que eu citei, mas muitas pessoas compram e depois doam ou abandonam seus animais por não conseguir cuidar. Realmente dá trabalho, principalmente quando são filhotes e estão aprendendo a fazer as necessidades no lugar certo. É xixi e cocô pela casa, detonam os móveis, no nosso caso eu tive que arrancar todo o forro que fica em baixo do sofá porque estava sendo destruído, além de eles terem uma atração irresistível por chinelos.

Compramos alguns brinquedinhos para entreter cães para agradá-la, alguns ela até gosta, tanto que já comeu quatro deles. Outros brinquedos ela tem verdadeiro pavor, nem chega perto, entram nessa categoria um peixe baiacu de olhos arregalados e uma baleia azul. Eu descobri que tanto faz se o brinquedinho foi comprado ou não, o que eles querem é brincar e até os mais improváveis objetos servem como distração. Veja no vídeo abaixo a Nina se divertindo com uma latinha de toddy vazia:


Ficou com vontade de ter um cãozinho? Pense bem antes de comprar, eles merecem cuidados e respeito. O amor que eles nos devotam é o mais puro e verdadeiro. Quer conhecer mais sobre a Nina clique aqui e visite a sua página no Facebook.

Por: Valdeci Teófilo Ribeiro