quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Câmera filmadora veicular.

Vivemos um verdadeiro big brother, como já havia previsto George Orwell em seu livro “1984”, o autor não se refere ao programa homônimo que estamos acostumados a ver na televisão, mas de uma época fictícia onde todas as pessoas seriam vigiadas. Esse tempo imaginado pelo escritor britânico chegou tão sorrateiramente que nem nos demos conta, hoje é comum ver câmeras de vigilância em supermercados, lojas, rodovias e ruas das principais cidades do Brasil e do mundo. Graças a elas inúmeros crimes são impedidos ou solucionados. De minha parte eu não me incomodo em ser vigiado, quem sabe as pessoas que tenham algo a esconder sintam-se intimidadas, até que ponto isso fere a privacidade das pessoas será uma discussão sem fim, o fato é que as câmeras de vigilância chegaram para ficar.

Outro fenômeno que ocorre atualmente é o uso desse equipamento dentro de veículos, na maioria dos casos por pura diversão. As dashcams ficaram conhecidas pelas inúmeras imagens de perseguições ou abordagens policiais nos Estados Unidos. As câmeras embarcadas têm tanta utilidade, que na Rússia é equipamento obrigatório nos veículos e graças a elas, que são usadas para proteger o condutor da corrupção policial e fraude de seguros, imagens inusitadas têm sido captadas, uma das mais famosas é a do meteoro que caiu em 2013 na região russa de Cheliabinsk, nos Montes Urais. Presenciar um fenômeno desses já é raro, filmar então é puro golpe de sorte, mas graças as dashcams isso não só foi possível, como foi filmado por vários veículos e em diversos ângulos diferentes. Veja o vídeo abaixo ou clique aqui para ver no Youtube: 


No Brasil o uso de câmeras em veículo começou de forma tímida nos carros policiais, mas já está mais do que provado que é um equipamento necessário nesses casos. Num país com altas taxas de corrupção e violência, ter um veículo dotado com câmeras parece ser uma necessidade.


Qual modelo comprar? Vai depender do seu bolso e a finalidade do uso. A boa notícia é que não se trata de um produto novo ou de que tenha um só fabricante, e quando há variedade e oferta os preços tendem a ficar mais baixos. A diferença de preço entre um produto e outro fica por conta da tecnologia embarcada, como a opção de visão noturna, por exemplo. Você pode encontrar diversos modelos nos sites de comércio online. Eu coloquei o link de três lojas para sua avaliação. 
Confira: Americanas, Submarino, Shoptime 

Por: Valdeci Teófilo Ribeiro - Técnico em Segurança do Trabalho