terça-feira, 25 de novembro de 2014

Eu não quero ter filhos, e daí?

Quando a pessoa chega a certa idade e a prole não veio, inevitavelmente começam as cobranças. Ter filhos não é algo que se faça para agradar a sociedade ou para se livrar de perguntas incômodas da família. É cansativo para os casais que resolveram não ter filhos responder perguntas embaraçosas sobre esse tema, não chega a ser uma tortura, mas é chato e incomoda.

Não ter filhos é muito bom também, e isso não é uma justificativa com viés de desculpa, mas algo consciente e maduro. Da mesma forma que os casais com filhos são capazes de enumerar uma centena de razões e vantagens de ter filhos, há também, por parte dos que decidiram não ter, centenas de ótimos motivos pelos quais tomaram a decisão contrária.

Eu fico imaginando as dificuldades do mundo de hoje e de como ele será daqui a alguns anos e o prognóstico é negativo. Colocar um filho nesse mundo sob essas circunstâncias é injusto. Em algum momento da nossa existência já fizemos a clássica pergunta do motivo de termos nascido. Pelo menos quem resolveu não ter filho vai poupar alguém desse autoquestionamento. Também não vai precisar ficar acordado até tarde esperando que o filho chegue inteiro de alguma balada. Não vai se preocupar com as amizades que o filho tem e nem com as más companhias que arrastam muitos para as drogas.

Já me perguntaram se eu não sinto falta de um filho e a minha resposta é que eu não posso sentir falta de algo que eu nunca tive, seria o equivalente a me perguntar se eu sinto falta de uma Ferrari. Daqui a duzentos anos quando alguém fizer a árvore genealógica da minha família não vai ter nada depois de mim. Chega a ser engraçado pensar que a minha vida começou e vai terminar comigo, pois não vou deixar descendência, mas isso não me frustra, ao contrário, me faz pensar que eu possuo o controle absoluto sobre ela, é o livre arbítrio se fazendo presente.

O medo da velhice assombra muitas pessoas e é para assombrar mesmo, pois é uma etapa, que apesar de ser tratada como a melhor idade (nunca entendi direito isso), em que mais precisamos de alguém por perto e os filhos, para quem os tem, são as pessoas mais importantes nesse momento, só que nem sempre é possível contar com eles.

Muitos casais não querem ter filhos, e daí? Essa incumbência que pode ser uma bênção ou um fardo precisa ser compreendida pela família e os amigos. O mais perto que eu cheguei da paternidade foi quando compramos a nossa cachorrinha Nina (clique aqui e leia sobre ela), no mais, tô fora.

Por: Valdeci Teófilo Ribeiro