sábado, 29 de outubro de 2016

Tem intestino preso? Saiba como resolver.

Minha esposa sofreu com a constipação intestinal durante um bom tempo. Foram anos com esse problema - às vezes ela passava uma semana ou até mais sem evacuar, necessitando ir ao hospital em algumas ocasiões para fazer lavagem intestinal, tendo inclusive problemas de esofagite, dores abdominais e de cabeça. 

Eu fui testemunha do seu sofrimento e o problema parecia de difícil solução, inclusive ela já estava conformada em ter de conviver com isso pelo resto da vida, tanto que na compra mensal de medicamentos os laxantes e comprimidos para combater as dores eram comuns na cestinha da farmácia.

Certa vez apareceu um problema no seu nervo ciático e procuramos um médico especializado em acupuntura – logo nas primeiras seções esse médico que também é especializado em outras técnicas da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), perguntou se ela tinha algum problema no intestino e como a resposta foi afirmativa, ele indicou uma dieta rica em grãos integrais.

Hoje, todos os dias logo pela manhã ela consome uma tigela de cereais à base de grãos integrais, neste caso específico o Fibre1 (Fibra mais) da Nestlé, que possui uma grande quantidade de fibras e isso tem regulado o funcionamento do intestino.

De crianças a adultos, milhares de pessoas sofrem com a prisão de ventre e nem sempre esse problema tem a mesma origem, por isso, se você passa por uma situação semelhante, saiba que pode ter solução. Procure o seu médico para investigar a origem do mal – somente um profissional é capaz de ajudá-lo. Soluções caseiras não são recomendadas e podem até agravar ou mascarar algum problema que por ventura exista. 

O auxílio de um médico especializado e exames complementares ajudarão a entender melhor o problema, apontando inclusive se o paciente é intolerante a algum tipo de alimento que contenha glúten ou lactose, facilitando a programação da dieta. 

O uso de laxante para desobstrução intestinal é uma alternativa que não deve ser prolongada por muito tempo porque destrói a flora intestinal.

Nós fomos ao médico para resolver um problema que não tinha ligação com o intestino, porém graças ao conhecimento do profissional solucionamos outro mais antigo. Com o intestino funcionando adequadamente, a pele melhorou, as dores desapareceram e houve um ganho substancial na qualidade de vida.

Por: Valdeci Teófilo Ribeiro