sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Você sabe o que é isso?


TRIPOFOBIA 
Eu recebi uma foto repugnante pelo whatsapp e logo percebi que se tratava de um hoax que já havia sido disseminado também no facebook a alguns anos, só que com outras imagens. Eu nem iria falar desse assunto, mas como se trata de uma farsa, então essa matéria é até esclarecedora e vai ajudar as pessoas a entender do que se trata. 

Agumas imagens causam desconforto em quem as vê, chega até a produzir uma fobia que é definida como tripofobia (medo de buracos) - todos nós somos tripofóbicos, uns em menor e outros em maior grau. Um simples furo, se for visto isoladamente não tem importância, mas basta agrupar um monte deles para despertar um sentimento de repulsa. 

As imagens veiculadas na internet que fazem referência à tripofobia vêm de no mínimo dois grupos. O primeiro grupo são imagens de sementes de lotus, chocolates aerados, favos de mel, canos empilhados e de supostas lesões em partes do corpo (mãos, pés, rosto, olhos etc), usadas para diagnosticar essa fobia. O segundo grupo são de imagens manipuladas que reunem todas as imagens do primeiro grupo para produzir um hoax (boato, farsa) para causar pânico nos tripofóbicos.

Eu acho normal ter aversão por algumas imagens - o que caracteriza certos distúrbios é o quanto isso pode nos afetar psicologicamente. Ver a planta de um pé toda furada, por exemplo, causa repugnância, é uma imagem que pode ser caracterizada como grotesca, algo que nós não gostamos de ver. Quem produz boatos na internet sabe disso e usa da má criatividade para atingir seus objetivos e o mais recente fala de um suposto inseto indiano que ao ser pisoteado libera um fungo que causa lesões terríveis nos pés, mostra até o bichinho com um monte de ovinhos nas costas, alguns eclodidos e outros intactos. 

Eu tenho um conceito muito bem formulado que é ser crítico de tudo que vejo e o fato de algo estar na internet supostamente bem documentado não significa necessariamente uma verdade ou uma mentira. É prudente usar de alguns critérios e o principal deles, nesse caso específico, é de que nenhuma pessoa, nem os mais relaxados com a saúde, deixaria uma doença chegar ao ponto como foi apresentada. Há doenças crônicas de pele, mas essa com um monte de buraco na sola do pé já é demais. Eu fiz uma pesquisa para ver se encontrava alguma  moléstia que pudesse causar essa lesão e nem de perto achei algo parecido.

Na internet há vários vídeos sobre a tripofobia, eu selecionei um que você pode conferir abaixo (caso não consiga visualizar, clique aqui e assista direto no Youtube).


 
Afinal de contas a tripofobia tem cura? Eu não pretendo entrar nessa questão porque o tema começa a ficar muito técnico e foge do meu entendimento, seria um atrevimento da minha parte tentar explicar se há ou não a cura para essa fobia, mesmo tendo feito muita pesquisa para poder escrever esse artigo. Dessa forma, vou disponibilizar um link que eu achei bem esclarecedor, clique aqui e leia as explicações do site.

Não perca seu tempo reproduzindo hoax nas redes sociais, alguém está usando você para atingir pessoas que sofrem dessa fobia em grau bem elevado. Quem compartilha essas imagens presta, mesmo sem saber, um desserviço, além de causar sofrimento em outras pessoas.

Por: Valdeci Teófilo Ribeiro

Leia também...
A terra é plana 
Mágica diabólica
UFO de proporções gigantescas é encontrado na lua
Sons de trombetas são ouvidos em Jerusalém