sábado, 29 de maio de 2010

Você passaria uma noite numa fila para comprar um produto?

O que leva uma pessoa a passar uma noite inteira em uma fila para comprar o lançamento de um produto? Talvez a sensação de ser um dos primeiros a possuir o produto seja a explicação mais sensata para isso. O que eu não compreendo, por exemplo, é que o objeto tão desejado estará lá no dia seguinte e mesmo que se esgote com a fúria compulsiva dos consumidores apressadinhos, terá novos lotes disponíveis para venda, a não ser que seja um produto com série limitada, mas mesmo assim, se o produto for um sucesso de vendas, certamente terá outras versões, talvez melhores ainda do que a anterior.

A febre por possuir algo que alguém ainda não tem, é cada vez mais comum – quem passa a noite numa fila para adquirir um produto novo sai com o objeto nas mãos como se estivesse carregando um troféu. Esse comportamento não é exclusivo de uma determinada cultura ou de grupos específicos - acontece em todas as idades e em qualquer lugar do mundo. O iPad é só mais um dos lançamentos recentes que levou compradores do mundo todo a ficarem uma noite inteira na fila só para ter o prazer de ser um dos primeiros a levar a novidade para casa – Estados Unidos, França e Japão foram alguns dos países onde isso ocorreu.

Não é de hoje que as pessoas têm esse comportamento que parece ficar mais evidente quando a novidade é tecnológica, no entanto, há casos de lançamentos de livros como a série de Harry Potter que também movimentou fãs no mundo todo em busca das novas aventuras do aprendiz de bruxo.

Outro caso que também movimentou a mídia foi o lançamento do iPhone da Apple que levou uma legião de aficionados pelo aparelho às lojas. Não podemos deixar de mencionar os produtos da Microsoft que sempre arregimentam usuários ávidos pelas novidades engendradas por Bill Gates e companhia.

Tudo isso pode parecer curioso ou maluquice para alguns, porém existem determinadas pessoas que são fãs de certas coisas e não abrem mão de ter as novidades relacionadas ao que gostam logo nos primeiros momentos em que são disponibilizadas no comércio.

Veja mais em www.liveseg.com