domingo, 2 de janeiro de 2022

A prefeitura de Juiz de Fora abriu concurso público para o cargo de Secretário Escolar, nível médio.


C O N C U R S O  P Ú B L I C O

Instituição: Prefeitura de Juiz de Fora / Secretaria de Educação.

Site da instituição: Clique aqui para acessar.

Ano: 2022

Banca organizadora: Consulplan

Cargo: Secretário Escolar I

Requisitos exigidos: Ensino médio com uma das seguintes habilitações: magistério, técnico em contabilidade, técnico em administração, técnico em processamento de dados e técnico em secretariado, e/ou registro de secretário de escola de 1° e 2° graus.

Vencimento Básico: R$ 2.023,35

Carga horária: 40 hs

Vagas: 05

Taxa de inscrição: R$ 80,00

Inscrição: As inscrições se realizarão exclusivamente via Internet, das 14h00min do dia 14 de março de 2022 às 16h00min do dia 18 de abril de 2022, no site www.consulplan.net.

Clique aqui para acessar a página oficial do concurso da Prefeitura de Juiz de Fora/Secretaria de Educação para o cargo de Secretário Escolar I e fazer a sua inscrição.

Clique aqui e veja o edital de abertura do concurso da Prefeitura de Juiz de Fora para o cargo de Secretário Escolar

Clique aqui e veja material de estudo preparatório para a prova de Secretário Escolar I do concurso da Prefeitura de Juiz de Fora.

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2. DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS (Página 02 do edital)

2.1 São requisitos básicos exigidos para e investidura no cargo:

2.1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70.436, de 18/04/1972, Constituição Federal - § 1° do art. 12 de 05/10/1988 e Emenda Constitucional nº 19, de 04/06/1998 – art. 3º). 

2.1.2 Ter na data da nomeação 18 (dezoito) anos completos. 

2.1.3 Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar. 

2.1.4 Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos. 

2.1.5 Possuir aptidão física e mental. 

2.1.6 Possuir e comprovar o pré-requisito para o cargo, à época da nomeação. 

2.1.7 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

2.2 A comprovação da escolaridade mínima exigida será feita por meio de diploma registrado e legalmente reconhecido, expedido por instituição de ensino credenciada no CEE ou no MEC. 

2.2.1 Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma correspondente à sua formação ou graduação/habilitação, este documento poderá ser substituído provisoriamente por certidão de conclusão de curso, expedida, no máximo 90 (noventa) dias, acompanhada de histórico escolar emitida por instituição de ensino credenciada.

2.3 O candidato que, na data da posse, não reunir os requisitos enumerados no item 2.1 deste Edital ou que por qualquer razão não puder comprová-los, perderá o direito à posse no cargo para o qual concorre, para o qual foi nomeado. 

2.4 É vedada a acumulação de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso, o inciso XI do art. 37 da Constituição Federal.

ANEXO I (Páginas 23 a 25 do edital)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS BÁSICOS

1. MATEMÁTICA

1.1. Números e Operações:

1.1.1. Cálculo aritmético

1.2. Álgebra e Funções: proporcionalidade, sequencias e raciocínio lógico.

1.3. Grandezas e Medidas:

1.3.1. Estimativas e noções de medições.

1.4. Espaço e Forma: deslocamentos e movimentos no plano e no espaço.

1.5. Tratamento da Informação: Leitura e representação da informação em Gráficos, Tabelas e Pictogramas

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

CABRAL, Luiz Cláudio. Raciocínio Lógico Passo a Passo. Série Provas & Concursos. Editora Elsevier/Campus, 2014.

Morais, José Luiz. Matemática e Lógica Para Concursos. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012.

2. LÍNGUA PORTUGUESA

2.1. Compreensão e interpretação de textos, reconhecendo-se tipos e gêneros textuais.

2.2. Domínio de recursos lingüísticos utilizados na construção dos gêneros:

2.2.1. Sintaxe de concordância, regência e colocação;

2.2.2. Relações semânticas estabelecidas pelos conectores;

2.2.3. Uso dos sinais de pontuação;

2.2.4. Ortografia, acentuação gráfica, utilização do sinal de crase.

2.3. Redação Oficial:

2.3.1. Ata;

2.3.2. Abaixo-assinado;

2.3.3. Atestado;

2.3.4. Carta;

2.3.5. Circular;

2.3.6. Declaração;

2.3.7. Memorando;

2.3.8. Ofício;

2.3.9. Procuração;

2.3.10. Requerimento

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

MARTINS, D. S., ZILBERKNOP, L. S. Português Instrumental. 29 ed. Porto Alegra: Sagra-Luzzato, 2010.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37 ed. Rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

INFORMÁTICA:

3.1 Letramento Digital:

3.1.1 Sistema Operacional: Windows (LibreOffice)

3.1.2 Sequências

3.1.3 Formatação

3.1.4 Tabelas

3.1.4 Gráficos

3.1.5 Digitação

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

REIS, Wellington José dos. LibreOffice Writer 4.2 - Manipulando Textos com Liberdade e Precisão. Coleção Premium. Ed. Viena, 2014.

SIMÃO, Daniel Hayashida. LibreOffice Calc 4.2 - Dominando as Planilhas. Coleção Premium. Ed. Viena, 2014.

LibreOffice – The Document Fundation – Guia Rápido de Referência – Disponível em: <https://documentation.libreoffice.org/assets/Uploads/Documentation/pt-br/QR5/Guia-de-referenciarapida->.

LibreOffice-5.x.odt ou https://documentation.libreoffice.org/pt-br/portugues/

LibreOffice – The Document Fundation. Guia de Introdução: Versão 5.2 – Disponível em https://documentation.libreoffice.org/pt-br/portugues/br/portugues/guia-do-iniciante/

<https://documentation.libreoffice.org/assets/Uploads/Documentation/pt-br/GS52/GS5200-Guia-de-Introducao-LibreOffice5-2.odt>

<https://documentation.libreoffice.org/assets/Uploads/Documentation/pt-br/GS52/GS5200-Guia-de-Introducao-LibreOffice5-2.pdf>

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

4. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

4.1. Regimento Escolar;

4.2. Escrituração Escolar;

4.3. Função do Secretário Escolar;

4.4. Arquivo Escolar;

4.5. Projeto Político Pedagógico;

4.6. Legislação e a garantia do direito à educação;

4.7. Legislação de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

AGUIAR, José Márcio. Manual do Secretário de Estabelecimento de Ensino. Belo Horizonte:Lâncer, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 1990.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 04 abr 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politicanacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&category_slug=dezembro-2014-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 13 abr 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Básica / Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-iretrizescuriculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 de mar. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 01 set. 2020.

BRASIL. Diretrizes Operacionais Da Educação Especial Para O Atendimento Educacional Especializado Na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizespublicacao&Itemid=30192>. Acesso em: 23 jan. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2004. Disponível em: <http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2018.

VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Papirus, 2002.

ANEXO II (Página 26 do edital)

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

SECRETÁRIO ESCOLAR I: Realizar trabalhos no campo do secretariado em unidade municipal de educação e na Secretaria Municipal de Educação; proceder à escrituração escolar conforme disposto na legislação específica; responsabilizar na área de sua competência, pelo cumprimento da legislação e de ensino e disposições regimentais; instruir,informar e decidir sobre expediente e escrituração escolar, submetendo à apreciação superior, casos que ultrapassem sua área de decisão.

⚠️ AVISO IMPORTANTE: Fique atento às possíveis retificações do edital de abertura na página oficial da Consulplan, banca organizadora do concurso da Prefeitura de Juiz de Fora para o cargo de Secretário Escolar I. O acompanhamento do andamento do concurso e a leitura do edital na sua íntegra é de responsabilidade EXCLUSIVA do candidato. As informações deste site estão resumidas.

 

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