domingo, 2 de janeiro de 2022

Bibliografias sugeridas para concursos na área de educação.

⚠️ AVISO IMPORTANTE! As informações disponibilizadas aqui são um compilado de bibliografias sugeridas em editais de concursos já realizados e/ou em andamento. Cada concurso tem a sua peculiaridade e as exigências variam de acordo com a banca organizadora, portanto, esse conteúdo é meramente informativo. O candidato deve ficar atento às exigências de cada concurso, ler atentamente o edital correspondente para o concurso ou processo seletivo que estiver inscrito. A nossa intenção é disseminar bibliografias que possuem correlação com certames na área da educação para que candidatos antecipem a sua preparação para concursos dessa área.

✅ O conteúdo da página estará sempre se renovando para acrescentar novas bibliografias.

Conhecimentos gerais em educação.

  • A função social da escola pública.
  • Políticas educacionais vigentes.
  • Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da educação.
  • Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.
  • O currículo no cotidiano escolar.
  • Planejamento e Avaliação no processo ensino-aprendizagem: função, objetivos e modalidade.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ALAVARSE, Ocimar. Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados, 2013. Disponível em: <www.file:///C:/Users/User/Downloads/ALAVARSEO.M.Desafiosdaavaliacaoeducacional.2013.pdf>.

ALVES, Nilda (Org.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006

BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2005.

BECKER, Fernando. Aprendizagem: reprodução, destino ou construção? In: MONTOYA, Adrian O. D. (Org.) Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas– [São Paulo]: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 209 -229. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/jean_piaget.pdf>.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/11/7._Orienta%C3%A7%C3%B5es_aos_Conselhos.pdf_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politicanacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&category_slug=dezembro-2014-pdf&Itemid=30192>.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Básica / Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizescuriculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>.

BRASIL. Diretrizes Operacionais Da Educação Especial Para O Atendimento Educacional Especializado Na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizespublicacao&Itemid=30192>.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2004. Disponível em: <http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf>.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 1990.

CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 

CARREIRA, Denise Indicadores da qualidade na educação: relações raciais na escola. São Paulo: Ação Educativa, 2013. Disponível em: <http://www.indicadoreseducacao.org.br/indique-relacoesracbiais/>.

CASTRO, Roney P.; FERRARI, Anderson. Diferenças, sexualidades e subjetividades em jogo no contexto escolar. Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 56-71, 2015. Disponível em: <https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24550/17530>.

COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar (Coord.). Dossiê Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. Número Especial, v. 23, n. 3 (2016). Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comuni%C2%ACcacoes/issue/view/197> .

FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney P. Problematizações de uma aluna adolescente, lésbica e negra: anúncios para pensar outras práticas pedagógicas e formas de conhecer. Educação e Políticas em Debate, v. 4, p. 240-251, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34496/18296>.

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. (Org). Currículo e formação de professores: sobre fronteiras e atravessamentos. Curitiba: CRV, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

FREITAS, Luiz Carlos de. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 20. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth, (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

LOURO, Guacira L.; NECKEL, Jane F.; GOELLNER, Silvana V. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Campinas. Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro. Cortez, 1990.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paula: Edições Loyola, 2007.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83OESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf?1473202907>.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org). Currículo: políticas e práticas. São Paulo: Papirus, 1999.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; PACHECO, José Augusto; GARCIA, Regina Leite. (Orgs). Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004

OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. M.; OLIVEIRA, Gustavo G. S. Novas tentativas de controle moral da educação: conflitos sobre gênero e sexualidade no currículo e na formação docente. Educação Unisinos, v. 22, n. 1, p. 16-25, jan./mar. 2018. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.221.02/6074611>

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA. Construindo valores na escola e na sociedade. Inclusão e exclusão social. Módulo 3. Direitos Humanos. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015519.pdf>.

RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes. (Orgs.). Debates contemporâneos sobre educação para a sexualidade. Rio Grande: FURG, 2017. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/7097/debates_contemporaneos_educacao_sexualidade.pdf?sequence=1>.

ROPOLI, Edilene Aparecida. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: MEC/SEE/UFC, 2010. Disponível em: <https://iparadigma.org.br/wpcontent/uploads/Ed-incluisva-85>.

SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. Ed. São Paulo: Ática, 2002.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.

VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Papirus, 2002.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. Editora Ática, 2009

VINHA, Márcia Pileggi; WELCMAN, máx. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev SemionovichVigotski. Psicol. USP, São Paulo, v. 21, n. 4, pág. 681-701, 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400003&lng=en&nrm=iso>.

Conhecimentos específicos

  • Conhecimentos sobre a legislação nacional em vigor relacionada a educação.
  • Princípios e concepções de ensino.
  • Organização do trabalho docente: documentação, planejamento e avaliação.
  • Formação docente e práticas escolares.
  • Fundamentos da Educação Básica.
  • Práticas curriculares na Educação Infantil.
  • Práticas curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Práticas Curriculares na EJA.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ALMEIDA, R. D. Cartografia para crianças e escolares: uma área de conhecimento? Revista Brasileira de Educação Geográfica, 2017. Disponível em: <http://revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/483>.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BARBOSA, Ana Mae (Org). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

BRASIL. Leitura e escrita na Educação Infantil. Caderno de apresentação; Caderno 1 ao Caderno 8. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. - 1.ed.- Brasília: MEC/SEB, 2016. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil). Disponível em: <http://www.projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/>.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização em escolas do campo. Educação do campo: unidade 03, Brasília, MEC, 2012. Disponível em: http: <serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/131.pdf>.

CACHAPUTZ, Antônio et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CAINELLI, M.R. e OLIVEIRA, S.R.F. Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças dos anos iniciais em uma escola pública brasileira. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.29 | n.04 | p.99-118 | dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.

CARNEIRO, Reginaldo e FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha. (Orgs). Formação de professores dos primeiros anos de escolarização: Temas em Ciências e Matemática. Editora Appris, 2018.

CEALE. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação. UFMG. BH: SEEMG/CEALE. Coleção Alfabetização e Letramento. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/colecao-alfabetizacao-e-letramento.html>.

COUTINHO, Francisco; GOULART, Maria; PEREIRA, Alexandre. Aprendendo a ser afetado: contribuições para a educação em ciências na educação infantil. Educação em revista- Belo Horizonte; n.33; e155748; 2017 em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e155748.pdf>.

FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (org). Campos de Experiências na Escola da Infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015.

GAGO, Raíssa da Costa; SALOMÃO, Simone Rocha. Na coleção havia uma semente mágica: relações do imaginar com o aprender ciências nos anos iniciais. Sede de ler, v. 6, p. 34-39, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/38306/21970>.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (FE/USP). Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do I Seminário Nacional Currículo em movimento: perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov. 2010- Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedosbrincadeiras-tizukomorchida/File>.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (FE/USP). O jogo e a brincadeira na Educação Infantil. Perspectiva. Florianópolis, 

UFSC, NUP, n.22, p. 105-128. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10745/10260>.

KLEIMAN, Ângela B. “Preciso ‘ensinar’ o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?” Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. Ministério da Educação. Cefiel/IEL. UNICAMP, 2005-2010. 65 p. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/260059672/Letramento-Angela-Kleiman>.

KLISYS, Adriana. Ciências, arte e jogo: projetos e atividades lúdicas na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2010.

KOHAN, Walter O. Infância: entre educação e filosofia. São Paulo: Autêntica, 2007.

KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e Fundamental. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out. 2006. Disponível em:<www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a09v2796>.

LOPES, Jader J. M. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. Porto Alegre: Mediação. 2018.

MARTINEZ, Silvia Alicia. (Org.). A criança e o ensino de ciências: pesquisas, reflexões e experiências. 1 ed. Campos de Goytacazes: Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2014.

MARTINS, Míriam Celeste et al (Orgs). Didática do ensino de arte: a língua do mundo - poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

MEIRELLES, Renata (Org). Território do brincar: diálogos com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015. Disponível em: <http://territoriodobrincar.com.br/wpcontent/uploads/2014/02/Territ%C3%B3rio_do_Brincar_-_Di%C3%A1logo_com_Escolas-Livro.pdf>.

MELLO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (Orgs). Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2018.

MENEZES, Paulo Henrique Dias et al. Ensino de ciências com brinquedos científicos. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, Educação e Cultura. Editora: UFSM, 2015.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; MARANHÃO, Damaris; ABBUD, Ieda. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Editora Biruta Ltda, 2014.

SALOMÃO, Simone Rocha; AMARAL, M. B. ; SOARES, K. D. A. Ciências na educação infantil e anos iniciais: experimentando a vida com quem leva a vida ensinando. Sede de ler, v. 5, p. 23-29, 2018. em: <https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/29129/16905>.

TROPIA, Guilherme, CARNEIRO, Reginaldo e REIS, Rita de Cássia. (Orgs). Práticas docentes em ciências e matemática nos anos iniciais. Editora templo, 2020.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

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