quinta-feira, 5 de agosto de 2010

05 de agosto é o dia Nacional da Saúde

Teríamos muito que comemorar se não fossem os eternos problemas enfrentados nessa área. O direito a saúde é universal e está na declaração da ONU – Organização das Nações Unidas sobre os direitos humanos, Artigo XXV (clique aqui para ver) – a saúde também é uma obrigação do estado (leia-se governança municipal, estadual e federal), no entanto, são poucos os esforços empreendidos pelos administradores públicos para que o acesso à saúde seja total e amplamente implementado.

Acreditem, já foi muito pior. A saúde sempre esteve nos joguetes políticos - ter a saúde para oferecer como moeda de barganha por votos sempre fez parte das plataformas de campanha de muitos candidatos. A impressão que se tem é que não há vontade de resolvê-la no todo, mas a conta-gotas.

Pesquisas já revelaram, por exemplo, que gastos mínimos com a saúde têm resultados enormes em benefícios para a população, diminuindo os custos com internação, mortes prematuras de bebês etc.

O acesso à saúde é um direito da pessoa humana – investir em políticas públicas é um dever do estado.

De qualquer forma, vamos comemorar esse dia importante dando parabéns a todos os profissionais que trabalham na área de saúde e a todos aqueles abnegados que atuam voluntariamente dando um pouco de esperança àqueles que necessitam.

Veja mais em: www.liveseg.com