domingo, 29 de agosto de 2010

29 de agosto dia nacional de combate ao fumo

Parece que as campanhas alertando sobre os males do cigarro não têm surtido efeito numa população que começa no vício cada vez mais cedo. Será que a linguagem dessas campanhas está atingindo os mais jovens de maneira eficiente?

As campanhas antifumo muitas vezes são criadas de forma genérica e pecam por não utilizar elementos que privilegiam a população mais jovem. Mesmo após uma década de leis com restrição ao fumo em espaços públicos, ainda é grande o número de fumantes. As leis que restringem o fumo são conquistas importantes, mas não fazem com que os fumantes deixem de fumar, apenas segregam as pessoas – o que faz a pessoa deixar de fumar é a conscientização sobre os males do cigarro para o organismo, sejam fumantes ou não-fumantes.

É hora de rediscutir o tema e rever conceitos, para apontar onde estamos acertando e onde mais erramos – aparando essas arestas, certamente poderemos melhorar as campanhas para que atinjam a população de maneira mais eficaz.

Aproveitemos essa data para refletir sobre os males que o cigarro causa e o que a sociedade pode fazer para ajudar as pessoas que estão no vício a largarem o cigarro.