Profissional imprescindível e pouco valorizado, o homem do campo luta para sobreviver na sua terra que muitas vezes são cercadas por grupelhos nada democráticos que desestabilizam o setor.
É do campo que vêm toda a produção de alimentos que geram divisas e milhares de empregos para nosso país. Parabéns a todos os profissionais que trabalham de sol a sol para que todos nós possamos a cada refeição ter o alimento para saciar a nossa fome.
Sou filho e neto de agricultor, sei o que meus pais e avós enfrentaram durante a sua vida para permanecer no campo. Embora o esforço deles tenha sido hercúleo, foram vencidos pela falta de incentivos a agricultura e pela ilusão de que na cidade as coisas seriam melhores.
Hoje aposentados, restam aos meus pais as lembranças de uma época de fartura e grandes amizades – mesmo que não lhes falte nada, sobra a saudade dos tempos de agricultor, onde tudo era difícil e custoso, porém a vontade de arar a terra e colher seus frutos sobrepunha qualquer dificuldade que por ventura aparecesse.
Com técnicas modernas e batendo recordes de produção por hectare, os agricultores atuais colocaram o Brasil na vanguarda da produção agrícola. As commodities agrícolas estão dentre as mais importantes da pauta de exportações brasileira. São milhares de dólares em divisas que entram e reforçam as nossas reservas, dando tranquilidade em tempos de crises.
Em 1979 os cantores sertanejos Dom e Ravel renderam uma justa e belíssima homenagem a todos os agricultores com a música “Obrigado ao Homem do Campo”. Veja o vídeo abaixo.
Veja mais em: www.liveseg.com