Vagas: 343
Taxa de inscrição: R$ 80,00
Inscrição: As inscrições se realizarão exclusivamente via Internet, das 14h00min do dia 14 de março de 2022 às 16h00min do dia 18 de abril de 2022, no site www.consulplan.net.
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2. REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS (Página 02 do edital)
2.1 São requisitos básicos exigidos para e investidura no cargo:
2.1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70.436, de 18/04/1972, Constituição Federal - § 1° do art. 12 de 05/10/1988 e Emenda Constitucional nº 19, de 04/06/1998 – art. 3º).
2.1.2 Ter na data da nomeação 18 (dezoito) anos completos.
2.1.3 Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar.
2.1.4 Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.
2.1.5 Possuir aptidão física e mental.
2.1.6 Possuir e comprovar o pré-requisito para o cargo, à época da nomeação.
2.1.7 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.
2.2 A comprovação da escolaridade mínima exigida será feita por meio de diploma registrado e legalmente reconhecido, expedido por instituição de ensino credenciada no CEE ou no MEC.
2.2.1 Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma correspondente à sua formação ou graduação/habilitação, este documento poderá ser substituído provisoriamente por certidão de conclusão de curso, expedida, no máximo 90 (noventa) dias, acompanhada de histórico escolar emitida por instituição de ensino credenciada.
2.3 O candidato que, na data da posse, não reunir os requisitos enumerados no item 2.1 deste Edital ou que por qualquer razão não puder comprová-los, perderá o direito à posse no cargo para o qual concorre, para o qual foi nomeado.
2.4 É vedada a acumulação de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso, o inciso XI do art. 37 da Constituição Federal.
ANEXO II (Página 27 do edital)
ATRIBUIÇÕES DO CARGO
PROFESSOR REGENTE A (PR-A)
Desenvolver regência efetiva, controle e avaliação do rendimento escolar, tarefas relativas a recuperação de alunos e pesquisa educacional; elaborar programas e planos de trabalho e participar das interações educativas com a comunidade.
ANEXO I (Páginas 22 a 27 do edital)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO
1. A função social da escola pública.
2. Políticas educacionais vigentes.
3. Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da educação.
4. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.
5. O currículo no cotidiano escolar.
6. Planejamento e Avaliação no processo ensino-aprendizagem: função, objetivos e modalidade.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
ALAVARSE, Ocimar. Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados, 2013. Disponível em: <www.file:///C:/Users/User/Downloads/ALAVARSEO.M.Desafiosdaavaliacaoeducacional.2013.pdf>. Acesso em: 10 abr 2019.
ALVES, Nilda (Org.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006
BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2005.
BECKER, Fernando. Aprendizagem: reprodução, destino ou construção? In: MONTOYA, Adrian O. D. (Org.) Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas– [São Paulo]: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 209 -229. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/jean_piaget.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2020.
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/11/7._Orienta%C3%A7%C3%B5es_aos_Conselhos.pdf_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 04 abr 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politicanacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&category_slug=dezembro-2014-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 13 abr 2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Básica / Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizescuriculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 de mar. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 01 set. 2020.
BRASIL. Diretrizes Operacionais Da Educação Especial Para O Atendimento Educacional Especializado Na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizespublicacao&Itemid=30192>. Acesso em: 23 jan. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2004. Disponível em: <http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 1990.
CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
CARREIRA, Denise Indicadores da qualidade na educação: relações raciais na escola. São Paulo: Ação Educativa, 2013. Disponível em: <http://www.indicadoreseducacao.org.br/indique-relacoesracbiais/>. Acesso em: 05 mai. 2018.
CASTRO, Roney P.; FERRARI, Anderson. Diferenças, sexualidades e subjetividades em jogo no contexto escolar. Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 56-71, 2015. Disponível em: <https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24550/17530>. Acesso em: 20 abr. 2019.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
MONTEIRO, Maria Inês Bacellar (Coord.). Dossiê Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. Número Especial, v. 23, n. 3 (2016). Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comuni%C2%ACcacoes/issue/view/197> . Acesso em: 15 mai. 2019.
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FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. (Org). Currículo e formação de professores: sobre fronteiras e atravessamentos. Curitiba: CRV, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.
FREITAS, Luiz Carlos de. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 20. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
JUIZ DE FORA. Secretaria de Educação. Subsecretaria de Articulação das Políticas Educacionais. Referencial Curricular da Rede Municipal de Juiz de Fora. 2020. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/escolas_municipais/curriculos/index.php>. Acesso em: 10 fev. 2021.
JUIZ DE FORA. Lei nº 13.502, de 28 de março de 2017. Aprova o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.jflegis.pjf.mg.gov.br/c_norma.php?chave=0000040766>. Acesso em: 17 mar 2020.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth, (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
LOURO, Guacira L.; NECKEL, Jane F.; GOELLNER, Silvana V. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Campinas. Cortez, 2011.
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MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paula: Edições Loyola, 2007.
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MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org). Currículo: políticas e práticas. São Paulo: Papirus, 1999.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; PACHECO, José Augusto; GARCIA, Regina Leite. (Orgs). Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004
OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. M.; OLIVEIRA, Gustavo G. S. Novas tentativas de controle moral da educação: conflitos sobre gênero e sexualidade no currículo e na formação docente. Educação Unisinos, v. 22, n. 1, p. 16-25, jan./mar. 2018. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.221.02/6074611> Acesso em 16 mai. 2019.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Lei nº 13.502, de 28 de março de 2017. Aprova o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.jflegis.pjf.mg.gov.br/c_norma.php?chave=0000040766>. Acesso em: 17 mar 2020.
PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA. Construindo valores na escola e na sociedade. Inclusão e exclusão social. Módulo 3. Direitos Humanos. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015519.pdf>. Acesso em: 06 mar 2019.
RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes. (Orgs.). Debates contemporâneos sobre educação para a sexualidade. Rio Grande: FURG, 2017. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/7097/debates_contemporaneos_educacao_sexualidade.pdf?sequence=1>. Acesso em: 19 jan 2018.
ROPOLI, Edilene Aparecida. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: MEC/SEE/UFC, 2010. Disponível em: <https://iparadigma.org.br/wpcontent/uploads/Ed-incluisva-85>. Acesso em: 29 mar 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. Ed. São Paulo: Ática, 2002.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.
VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Papirus, 2002.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. Editora Ática, 2009
VINHA, Márcia Pileggi; WELCMAN, máx. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev SemionovichVigotski. Psicol. USP, São Paulo, v. 21, n. 4, pág. 681-701, 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 fev. 2021
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Conhecimentos sobre a legislação nacional em vigor relacionada a educação.
2. Princípios e concepções de ensino.
3. Organização do trabalho docente: documentação, planejamento e avaliação.
4. Formação docente e práticas escolares.
5. Fundamentos da Educação Básica.
6. Práticas curriculares na Educação Infantil.
7. Práticas curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
8. Práticas Curriculares na EJA.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
ALMEIDA, R. D. Cartografia para crianças e escolares: uma área de conhecimento? Revista Brasileira de Educação Geográfica, 2017. Disponível em: <http://revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/483>. Acesso em: 4 mar 2020.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARBOSA, Ana Mae (Org). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BRASIL. Leitura e escrita na Educação Infantil. Caderno de apresentação; Caderno 1 ao Caderno 8. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. - 1.ed.- Brasília: MEC/SEB, 2016. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil). Disponível em: <http://www.projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/>. Acesso em: 15 fev. 2021.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização em escolas do campo. Educação do campo: unidade 03, Brasília, MEC, 2012. Disponível em: http: <serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/131.pdf>. Acesso em: 25 de mar. 2020.
CACHAPUTZ, Antônio et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CAINELLI, M.R. e OLIVEIRA, S.R.F. Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças dos anos iniciais em uma escola pública brasileira. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.29 | n.04 | p.99-118 | dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 5 mar. 2020.
CARNEIRO, Reginaldo e FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha. (Orgs). Formação de professores dos primeiros anos de escolarização: Temas em Ciências e Matemática. Editora Appris, 2018.
CEALE. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação. UFMG. BH: SEEMG/CEALE. Coleção Alfabetização e Letramento. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/colecao-alfabetizacao-e-letramento.html>. Acesso em 15 fev 2021.
COUTINHO, Francisco; GOULART, Maria; PEREIRA, Alexandre. Aprendendo a ser afetado: contribuições para a educação em ciências na educação infantil. Educação em revista- Belo Horizonte; n.33; e155748; 2017 em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e155748.pdf>. Acesso em 2 fev 2021.
FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (org). Campos de Experiências na Escola da Infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015.
GAGO, Raíssa da Costa; SALOMÃO, Simone Rocha. Na coleção havia uma semente mágica: relações do imaginar com o aprender ciências nos anos iniciais. Sede de ler, v. 6, p. 34-39, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/38306/21970>. Acesso em 3 abr. 2020.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (FE/USP). Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do I Seminário Nacional Currículo em movimento: perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov. 2010- Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedosbrincadeiras-tizukomorchida/File>. Acesso em: 26 jan. 2019.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (FE/USP). O jogo e a brincadeira na Educação Infantil. Perspectiva. Florianópolis,
UFSC, NUP, n.22, p. 105-128. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10745/10260>. Acesso em: 26 jan. 2019.
KLEIMAN, Ângela B. “Preciso ‘ensinar’ o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?” Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. Ministério da Educação. Cefiel/IEL. UNICAMP, 2005-2010. 65 p. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/260059672/Letramento-Angela-Kleiman>. Acesso em 6 abr. 2020.
KLISYS, Adriana. Ciências, arte e jogo: projetos e atividades lúdicas na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2010.
KOHAN, Walter O. Infância: entre educação e filosofia. São Paulo: Autêntica, 2007.
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e Fundamental. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out. 2006. Disponível em:<www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a09v2796>. Acesso em: 26 jan. 2019.
LOPES, Jader J. M. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. Porto Alegre: Mediação. 2018.
MARTINEZ, Silvia Alicia. (Org.). A criança e o ensino de ciências: pesquisas, reflexões e experiências. 1 ed. Campos de Goytacazes: Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2014.
MARTINS, Míriam Celeste et al (Orgs). Didática do ensino de arte: a língua do mundo - poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
MEIRELLES, Renata (Org). Território do brincar: diálogos com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015. Disponível em: <http://territoriodobrincar.com.br/wpcontent/uploads/2014/02/Territ%C3%B3rio_do_Brincar_-_Di%C3%A1logo_com_Escolas-Livro.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2017.
MELLO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (Orgs). Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2018.
MENEZES, Paulo Henrique Dias et al. Ensino de ciências com brinquedos científicos. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, Educação e Cultura. Editora: UFSM, 2015.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; MARANHÃO, Damaris; ABBUD, Ieda. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Editora Biruta Ltda, 2014.
SALOMÃO, Simone Rocha; AMARAL, M. B. ; SOARES, K. D. A. Ciências na educação infantil e anos iniciais: experimentando a vida com quem leva a vida ensinando. Sede de ler, v. 5, p. 23-29, 2018. em: <https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/29129/16905>. Acesso em 2 fev. 2020.
TROPIA, Guilherme, CARNEIRO, Reginaldo e REIS, Rita de Cássia. (Orgs). Práticas docentes em ciências e matemática nos anos iniciais. Editora templo, 2020.
WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
⚠️ AVISO IMPORTANTE: Fique atento às possíveis retificações do edital de abertura na página oficial da Consulplan, banca organizadora do concurso da Prefeitura de Juiz de Fora para o cargo de Professor Regente A (PR-A). O acompanhamento do andamento do concurso e a leitura do edital na sua íntegra é de responsabilidade EXCLUSIVA do candidato. As informações deste site estão resumidas.
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